×

Rafael Murió

artista plástico / artist

"Vivas naturezas-mortas
A prática da arte de pintar naturezas-mortas constitui um dos mais ricos exercícios plásticos que se conhece. Trata-se do momento em que o artista se debruça sobre seu domínio da composição, forma e cor para, a partir de uma realidade, seja ela composta por flores, vasos ou frutas, mostrar o que pode fazer. A prática contínua traz uma série de efeitos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de um estilo próprio. Para encontrar a sua forma de expressão o saber ver torna-se um requisito cada vez mais importante. É o ponto de partida para estabelecer uma linguagem. Esse conhecimento, no caso de Rafel Murió se dá muito pela cor. É nas variadas relações entre flores, vasos, fundos e mesas que a sua poética cresce, em boa parte pela pesquisa desenvolvida em termos do uso de tonalidades vivas que ressaltam as figuras retratadas. Rafael Murió tem a natureza-morta como a matriz da poética de seu pensamento. Os elementos constitutivos de seus quadros são apresentados de modo a transmitir alegria e vontade de viver, mas são, acima de tudo, o que ele pode oferecer de melhor graças a sua trajetória de pesquisa."



"Vivid still lifes
The practice of the art of painting still lifes is one of the richest exercises plastics known. This is the moment in which the artist focuses on his mastery of composition, shape and color to, from a reality, whether it consists of flowers, vases or fruit, show what you can do. Continual practice has a number of effects, especially with regard to the development of his own style. To find their way of expression knowledge see becomes an increasingly important requirement. It is the starting point for establishing a language. This knowledge, if Rafel Murio takes much color. It is the varied relationships between flowers, vases, tables and funds that your poetic grows largely by research developed in terms of the use of vivid hues that highlight the figures portrayed. Rafael has Murio the still life as the mother of his poetic thought. The constituent elements of his paintings are displayed to convey joy and will to live, but are, above all, what he can offer the best thanks to its research trajectory."



Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

O artista plástico Rafael Murió tem, em doses iguais, talento e simpatia. Desenvolvendo um estudo impressionista, tem como característica uma pintura feita sem pincéis, somente com as mãos, na grande maioria do espaço da tela. Atualmente trabalha seguindo três temas básicos: Flores, Marinhas, Pintura Religiosa e a arte da pintura Sumi-ê. Nas flores o artista espelha a força das cores, nas marinhas o sentido da alma e na pintura religiosa, o exercício do polêmico. Casado, 2 filhos, com mais de 800 quadros vendidos e espalhados pelo mundo, Rafael Murió é defensor intransigente de que somente o "desbloqueio" pode trazer a "criatividade". Ele explica: "Para mim a criatividade está ligada ao exercício. Exercitar-se continuamente, sem a preocupação em dar satisfações sobre o traço ou pintura é a maior satisfação da vida." Conhecer suas obras é dar-se a oportunidade de descobrir o talento, beleza, a técnica e o milagre das mãos de Rafael Murió



O artista plástico Rafael Murió tem, em doses iguais, talento e simpatia. Desenvolvendo um estudo impressionista, tem como característica uma pintura feita sem pincéis, somente com as mãos, na grande maioria do espaço da tela. Atualmente trabalha seguindo três temas básicos: Flores, Marinhas, Pintura Religiosa e a arte da pintura Sumi-ê. Nas flores o artista espelha a força das cores, nas marinhas o sentido da alma e na pintura religiosa, o exercício do polêmico. Casado, 2 filhos, com mais de 800 quadros vendidos e espalhados pelo mundo, Rafael Murió é defensor intransigente de que somente o "desbloqueio" pode trazer a "criatividade". Ele explica: "Para mim a criatividade está ligada ao exercício. Exercitar-se continuamente, sem a preocupação em dar satisfações sobre o traço ou pintura é a maior satisfação da vida." Conhecer suas obras é dar-se a oportunidade de descobrir o talento, beleza, a técnica e o milagre das mãos de Rafael Murió



Liba Fridman (jornalista | entrevista ago/1999)

"Sentimentos impulsionados pela cor elaboram o realismo floral de Rafael Murió
Matisse costumava dizer que as cores, “se podem servir para descrever as coisas e os fenômenos da natureza, possuem também, independentemente dos objetos que contribuem para representar e exprimir, uma ação importante sobre o sentimento de quem as observa”. No realismo espiritual, cada ser é uma força, e cada força é um pensamento que tende a uma consciência sempre mais enraizada de si mesma. Evidentemente impulsionados pela virtude de suas cores, por detrás do realismo de Rafael Murió e das formas elaboradas em sua pintura, podemos constatar os profundos sentimentos do artista pela natureza. Os temas de sua arte são expressos através da força da realidade do ambiente. O artista sustenta em suas obras o registro denso de um cromatismo forte e vibrante, que ele usa compactado, quase com o sabor de afresco. Suas composições possuem um traço analítico que dá corpo e forma ao dado temático, sem, entretanto, se eximir num processo de pura objetivação, porque a ele se une aquela espiritualidade que move a mão do pintor. Na obra Vaso de Flores, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Rafael Murió elabora com esmero os detalhes de sua composição floral, numa demonstração de domínio de particulares atitudes e de um fino gosto, conservando, mesmo na temática, um marco evidentemente pessoal."



"Feelings pushed by colour elaborate the floral realism of Rafael Murió
Matisse used to say about colors that “at the same time they are suitable for describing things and natural phenomenons, regardless the objects they contribute to represent or express, they also cause an important action upon the feelings of those who observe them. According to spiritual realism, each being is a strength, and each strength is a thought that tends to a consciousness always more and more deep-rooted in itself. Obviously pushed by the virtue of his colors, behind Rafael Murió’s realism and the elaborated forms of his paintings, we are able to perceive the deep feelings the artist nourishes for nature. The themes of his art are expressed through the strength of the reality of the environment. The artist sustains in his works the thick registry of a strong and vibrating chromatism, that he uses compactly, which almost tastes as a fresco. His compositions own an analytical trace that embodies and gives shape to the subject, without, however, drowning in a process of pure objectification. That is so because he gets together with that spirituality the moves a painter’s hand. On the painting Vaso de Flores, donated to the Art Museum of the Parliament of São Paulo, Rafael Murió elaborates with dedication the details of his floral composition, in a demonstration that he masters particular actions and is the owner of a fine taste, keeping, even when it comes to the subjects, an evident personal sign."



Emanuel von Lauentein Massarani Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

"Conhecer as suas obras é dar-se a oportunidade de descobrir o talento, a beleza, a técnica e o milagre das mãos de Rafael Murió"



"To know his paintings it to give yourself the opportunity to discover the talent, the beauty, the technique and the miracle that come from Rafael's hands."



Verônika Carneiro (Rev. Poder Grisalho)

"O trabalho do artista é diferenciado e inovador"



"The work of the artist is differential e innovating"



Clarice Brandão (Jornal Diário do Grande ABC)

"Sua pintura religiosa é polêmica, provocante, sem apatias. As pessoas são levadas ao debate, a buscarem o evangelho"



"His religious painting is polemic, provocative and without apathies. People are carried to debate, to search for the gospel"



Guilherme Salgado (Jornal O São Paulo)

"Rafael possuí uma energia nas mãos e na alma que encanta com sua arte os olhos de quem vê"



"Rafael has energy on his hands and on his soul his art delights the eyes."



Aldemir Martins

"Sobre tua obra, me deixa feliz ver tua evolução na pintura. E a persistência com ela, que já foi tão desvalorizada pela arte conceitual, mas que acaba sendo, na minha opinião, a forma mais adequada do artista interpretar a realidade. O incrível no teu trabalho, para quem te conhece e sabe dos teus caminhos profissionais, é que quase sempre você resgata o desenho, o design, a comunicação, a fé e até o marketing. Parabéns, cara."



"On your workmanship, leaves me happy seeing your evolution in the painting. And the persistence with it, that was already so devaluated by the conceptual art, that ends in my opinion, the form more adjusted of artist to interpret the reality. The incredible in your work, for who knows you and knows of your professional ways, is that almost always you rescue the drawing, design, the communication, the faith and until the marketing. Congratulations, man."



Dorinho (Publicitário da Revista Propaganda e Jornal Propaganda & Marketing)